terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O MISTÉRIO DA BIBLIA É GRANDE!!

A Nova Jerusalem

 Sobre esse assunto existem duas correntes de pensamentos: uma ensina que A Formosa Jerusalém Celestial é, apenas, um símbolo da Igreja; outra, crê e ensina ser ela uma Cidade Real. Com relação á primeira corrente de pensamento, tem como base a seguinte passagem bíblica:... Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu(Ap 21:9-10). Baseado nestes dois versículos, muitos crêem e ensinam que A Nova Jerusalém é apenas um Símbolo da Igreja, a esposa, a mulher do Cordeiro. Sabemos que no Antigo Testamento, a Nação de Israel era denominada como sendo A Esposa de Deus, especialmente no Livro do Profeta Oséias, e que no Novo Testamento a Igreja é apresentada como sendo uma Noiva , e que, depois do Arrebatamento, depois de sua união permanente com Jesus, será chamada de esposa, a mulher do Cordeiro.
É claro que, para o homem natural, aquele que não tem "a mente de Cristo", para os Teólogos sem Deus, é, impossível aceitar que A Formosa Jerusalém Celestial seja uma realidade, ou um lugar real.
   Exigir que um homem sem Deus, possa admitir que existe esta Cidade e que ela é real, e literal, seria exigir demais. Nós, contudo, sabemos que As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam(1 Co 2:9). Dentre estas coisas que Deus preparou para os que O amam está A Formosa Jerusalém Celestial, preparada para ser a morada eterna, da Igreja, a ?esposa, a mulher do Cordeiro. Isso não é um símbolo, porém, é uma realidade.
Com relação à segunda corrente de pensamento, a  Jerusalém Celestial, é uma cidade real, visível, palpável; uma cidade que tem fundamentos e cujo Artífice e Construtor é o próprio Deus. Abraão pôde crer na existência desta cidade; viveu aqui na Terra, porém, não fixou nela as suas raízes. Ele tinha os pés na terra e o pensamento no céu. Era diferente de muitos pregadores de hoje, os quais induzem o povo a pensar e a lutar pela conquista dos bens terrenos. Com relação a ele a Bíblia diz: Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus (Hb 11:8-10).

 O QUE É A NOVA JERUSALÉM   

Em nossa concepção a Jerusalém que desce da parte Deus em Ap. 21 e 22 e a consumação de todo o projeto de Deus desde o principio nela não ha mais trevas, morte, dor, Satanás e tudo que é negativo, porem podemos dizer que uma cidade sem pessoas jamais é cidade é deserto logo a Nova Jerusalém pode ser sim uma cidade com todos os santos que automaticamente serão também a Nova Jerusalém isso é obvio. A Nova Jerusalém não pode ser um buraco negro no espaço ate porque iremos ter uma vida comum de comunhão, louvor, e de cidadão dos céus, mais isso não significa que iremos viver presos nela, esse universo é muito grande e não e Deus não o fez para ser apenas adereços no universo em que vivemos, damos uma dica de que nós seremos seres super poderosos claro nunca jamais como Deus mais sim com um corpo semelhantes ao de jesus poderemos estar na terra e em segundos poderemos estar em outro lugar longe daqui isso é um corpo incorruptível assim seremos eternamente povo de Deus habitantes de todo esse universo e tendo como referencia a Nova Jerusalém e promovendo Deus a Nações na terra, esse são pontos que não nos afastam da fé de Cristo e sabemos que existem mais de 500 teoria para esse assunto então não é uma questão de certo ou errado o certo é que desfrutaremos dela no futuro amem

 
      "Gehena" ou "Lago de Fogo" 

 Ela nunca é traduzida por nenhuma outra palavra. É sempre inferno, e dez das onze vezes em que é usada, foi pronuciada pelo próprio Jesus Cristo. Aqui está uma lista com as passagens onde a palavra "Gehena" aparece: Mateus 5:22, 5:29, 10:28, 18:9, 23:15, 23:33; Marcos 9:43, 9:45, 9:47; Lucas 12:5; Tiago 3:6. A palavra "Gehena" é de origem hebraica; vem de "vale" e "Hinom". "É o Vale de Hinom, onde o fogo queimava sem cessar", A. T. Robertson. O Vale de Hinom era um lugar perto de Jerusalém, onde Acaz iniciou a adoração aos deuses do sol e do fogo, Baal e Moloque. Os judeus sob o domínio do ímpio Manassés, ofereciam seus filhos como ofertas queimadas nesta adoração idólatra, Jeremias 7:31. Esta adoração cruel foi finalmente abolida, e mais tarde, Josias tornou o lugar um receptáculo de carcaças de animais e corpos de malfeitores (criminosos), nos quais os vermes se reproduziram continuamente. Um fogo perpétuo era mantido para consumir a matéria apodrecida. O lugar ainda existia no tempo de Cristo e o Salvador o usou para ilustrar as condições do inferno, "O inferno de fogo", ao se referir a este vale. Jesus se referiu ao Inferno como o "inferno de fogo", no qual tanto "o corpo quanto a alma" serão lançados. Ele disse que lá "o fogo nunca se apaga" e onde "o seu bicho (o homem) não morre".
  O Inferno não é uma lenda como os ateus, Testemunhas de Jeová, Adventistas, Universalistas e Modernistas gostariam que você acreditasse. Cristo não avisou sobre o Inferno só para fazer medo aos homens. Ele fez isto porque o Inferno é real!
 "Tártaro", a quarta palavra traduzida por "inferno" é usada só uma vez no Novo Testamento grego, 2 Pedro 2:4.
  O Dicionário Grego do Novo Testamento de Strong diz que "Tártaro" é "o abismo mais profundo do Hades" (exemplo - Apocalipse 20:3) e que a palavra significa "encarcerar (aprisionar) em tormento eterno". A. T. Robertson define: "A habitação tenebrosa e sombria dos mortos ímpios, como o Gehena dos judues".
  O Dicionário de Fausset define: "O profundo ou abismo ou poço do abismo". Deixando as passagens que contém estas quatro palavras traduzidas por 'Inferno", vamos notar outras que nos ensinarão sobre o inferno com palavras que podemos facilmente entender. "Asim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes".  Mateus 13:49-50
"E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna".  Mateus 25:4, "E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar".  Apocalipse 9:2, "Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não msiturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro".  Apocalipse 14:10-11, "E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com exofre".  Apocalipse 19:20, "E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre". "E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo".  Apocalipse 20:10 e 15.
   Não seja enganado por aqueles que negam o fogo do inferno. Estes falsos profetas são inimigos de sua alma. Leia estas passagens sozinho, e jogue no fogo a literatura sem valor, que tenta negar as verdades simples da Palavra de Deus.
  Tenho uma revista Sentinela (Russelita ou tão chamados Testemunhas de Jeová), que tenta negar o fato de que a Bíblia fala sério em passagens tais como:
 "Portanto, se a tua mão ou o teu pé escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno".  Mateus 18:8
   A palavra grega para 'eterno' é aionios. Significa "sem começo" e "sem fim", eterno. É usada em Romanos 16:26 referindo-se a Deus, "do Deus eterno" ( aionios). Este uso da palavra devia nos mostrar claramente o significado de "eterno".
    A. T. Robertson diz sobre esta palavra: "É a idéia de eterno mais exata que o grego pode colocar numa palavra. É uma idéia difícil de se traduzir".
   A mesma palavra (aionios) é usada para descrever a vida futura dos justos e o castigo futuro dos maus em Mateus 25:46: "E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna". Se o castigo dos maus for limitado, podemos também limitar a vida dos justos! Mas isto não pode ser feito.
  Esta frase "PARA TODO O SEMPRE" (eis aionas aionon): ocorre 23 vezes no Novo Testamento: referindo-se a Deus, 19 vezes; as bênçãos futuras dos crentes, 1 vez; ao castigo dos maus e de Satanás, 3 vezes. Será que uma palavra pode significar eternidade absoluta 20 vezes, e só um período limitado as outras 3 vezes? Que tolice!
    A morte nunca é uma aniquilação na Bíblia. É sempre uma separação. A morte de Adão foi uma separação de Deus, Gênesis 2:17, 3:23-24. A morte de Cristo foi uma separação de Deus, Mateus 27:46. A morte física é a separação da alma do corpo, Lucas 16:22-23. A segunda morte é a separação final e eterna das pessoas não salvas no "lago de fogo". Apocalipse 20:11-15. Para ter a certeza de que a segunda morte não é uma aniquilação leia Apocalipse 20:10.
  Destruição também não significa aniquilação. Uma coisa pode ser destruída sem ser aniquilada. Há muita destruição de propriedades, de bens, de edifícios, etc. numa guerra, mas tais coisas não são aniquiladas.
          

 

         Existe mesmo um lugar literal, onde os pecadores sem salvação irão ficar presos, por toda a eternidade?
         A Bíblia foi escrita em três línguas: hebreu, caldeu e grego. A Bíblia que temos hoje em dia foi traduzida para o português e ainda há muitas palavras que diferem dop original. Há muitas traduções da Bíblia. A mais popular é a Corrigida e Atualizada.
        Há quatro palavras para "inferno" na versão corrigida. Destas quatro, só uma é usada no Velho Testamento. É a palavra hebraica "Seol". No Novo Testamento as outras três palavras para "Inferno" são: "Hades", "Gehena" e "Tártaro"; todas naturalmente são palavras gregas.
      Temos de olhar no hebreu e no grego para entender o significado destas palavras. A palavra inferno, no português, não nos dará o significado nem no hebreu nem no grego.
·         1. A palavra hebraica "Seol" no Velho Testamento é traduzida assim: "Inferno", 28 vezes: Deuteronômio 32:22; 1 Samuel 22:6; Jó 11:8, 26:6; Salmos 9:17, 16:10, 18:5,  16:3; Provérbios 5:5, 9:18, 15:11, 15:24, 23:14, 27:20; Isaías 14:9, 14:11, 14:15, 8:15, 28:18, 57:9; Ezequiel 31:15, 16, 17, 32:21; Oséias duas vezes 13:14; Amós 9:2; Jonas 2:2. "Sepultura", 27 vezes: Gênesis 37:35, 42:28, 44:29. 44:31, 1Samuel 2:6; 1Reis 2:6, 2:9, Jó 7:9, 14:13, 17:13, 21:13, 24:19; Salmos 30:3, 31:17, 49:14, 49:15, 86:13, 116:3, 139:8, 141:7; Provérbios 1:12, 7:27, 30:16; Eclesiastes 9:10, Cantares de Salomão 8:6; Isaías 5:14, 38:10, 38:18. "Sepulcro", 5 vezes: Números 16:30, 16:33; Salmo 6:5; Ezequiel 32:27; Habacuque 2:5."Enterrado", 1 vez: Salmo 49:14. "Terra", 1 vez: Salmo 55:15. Seol", 2 vezes: Jó 17:16; Salmo 139:8. "Mundo Invisível", 1 vez: Salmo 89:48. O Dicionário Hebreu e Caldeu de Strong diz que "Seol" é "o mundo dos mortos".  A Concordância Analítica de Young diz que "Seol" é "o estado invisível". O Dicionário de Smith diz que "Seol" é "sempre a habitação dos espíritos dos mortos". O dicionário e Enciclopédia Bíblica de Fausset diz que "Seol" é "o receptáculo comum dos mortos. Fica claro, então, que Seol não é só inferno, mas é o lugar dos espíritos, não importa se salvos ou perdidos. É simplesmente um termo "significando o estado do morto, em geral, sem qualquer restrição de felicidade ou miséria". Contudo, em muitos exemplos onde a palavra é usada, a referência torna claro que era na parte de Seol (Inferno) que os maus eram castigados. Salmo 9:17. Em outros exemplos a referência torna claro que era na parte de Seol (Paraíso) que os salvos eram abençoados.
2. "Hades" é a palavra grega no Novo Testamento, que é traduzida deste modo na versão Corrigida: "Inferno", 8 vezes: Mateus 11:23, 16:18; Lucas 10:15; 1 Coríntios 15:55; Apocalipse 1:18, 1:18, 6:8, 20:13, 20:14. "Hades", 3 vezes: Lucas 16:23; Atos 2:27, 2:31. Mas "Hades" como o "Seol" não é só o inferno. Na verdade, "Hades" é a palavra correspondente ao hebraico "Seol" e as duas tem o mesmo significado. O “Dicionário Grego do Novo Testamento de Strong diz que “Hades” é o lugar (estado) das almas”. A Concordância de Young afirma: "O mundo invisível". A. T. Robertson, mundialmente conhecido como erudito grego, afirma: "O Hades é tecnicamente o mundo invisível, o Seol hebreu, a terra dos mortos". Pedimos ao leitor que leia Lucas 16:19-31, onde há uma ilustração para o Seol (Hades). Esta passagem abre a cortina e nos deixa dar uma olhada na "terra dos mortos". Portanto, é óbvio que "Hades" (Seol) tem dois lados (compartimentos): um lado que é chamado o "Inferno", um outro lado que é chamado o "Paraíso". Lucas 16:19-31. Entre os dois lados tem um grande abismo que está posto, de sorte que os que quisessem passar de um lado para outro não poderiam. O inferno é onde os perdidos estão sofrendo a ira de Deus agora. Eles ficarão no inferno até o Grande Trono Branco quando serão julgados por Deus e lançados no Lago de Fogo (Gehena) para a eternidade. Antes da ressurreição de Cristo os salvos foram para o Paraíso.


Esses assuntos são muito complexos e não ha teoria correta sobre esse assunto, mais existem pontos de vistas que aproximam da verdade, entendemos que muitas surpresas surgirão com a vinda Cristo como verdadeiro Rei, Ele dará fim as nossas especulações, enquanto isso muitas teses ainda surgirão por o mundo a fora e as nossas convicções são parecidas não há tese certa, isso só nos leva a ler mais a bíblia e buscar a presença do Senhor.

Nada disso abala nossa fé em Cristo alguns creem de um jeito outros creem de outro e nada nos afastara do amor de Cristo


PARINTINS LIVRE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário